Aula de Campo - Serra da Aratanha

Aula de Campo - Serra da Aratanha

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Visitação à cidade de Ocara no Ceará

Galera, essa foi uma das melhores aulas de campo que fiz com meus alunos!  Um belo final de semana na cidade de Ocara (aproximadamente 100 km de Fortaleza), com dois objetivos bem básicos:
- Prestigiarmos a um evento cultural da cidade, em memória ao escritor Zé Mitoca (poeta popular), pai da minha colega de trabalho, a Profa. Aldemiza, professora de Português do Colégio João Batista.
- Exploramos o famoso "Serrote" de Ocara.
O grupo formado para essa aula de campo foi composto por 30 alunos do 7º ao 9° ano, selecionados pelos seus desempenhos individuais.

Conheça agora um pouco sobre Ocara.

Palavra Ocara é originária do tupí, que significa palco, terreiro ou terraço da aldeia. 

A hospitalidade, a alegria e o espírito festivo são caractériscas marcantes de seu povo, fazendo jus a sua denominação.

A região entre os rios Choró Piranji e a Serra do Cantagalo era habitada por índios como os JenipapoKanyndé, Choró, Jaguaribana e Quesito. Com a catequização realizadas pelos jesuítas junto aos índios da região, e a introdução da pecuária na época da carne seca e charque; e depois a implantação do café e algodão no final do século XVIII, surgiram fazendas e núcleos urbanos, e Ocara foi um destes.

Clima

Tropical quente semiárido com pluviometria média de 810 mm  com chuvas concentradas de janeiro à abril.

Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água são os riachos do Mulungu (afluente do Rio Choró); do Serrote e Juazeiro (afluentes do Rio Piranji); e diversas lagoas e açudes.

Relevo e solos

Em Ocara não se encontra grande elevações, mas sim dois serrotes: da Ocara (270 metros acima do nível do mar) e da Curupira (177 metros acima do nível do mar).

Vegetação

Caatinga arbustiva densa.

Subdivisão

O município é dividido em seis distritos: Ocara (sede), Arisco dos Marianos, Curupira, Novo Horizonte, Sereno de Cima e Serragem.



Momentos do evento cultural:


 Parte dos alunos selecionados


 Composição da mesa


 Profa. Aldemiza sendo homenageada


 Outra parte da galera

Chegou a hora de subir o Serrote:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário