Aula de Campo - Serra da Aratanha

Aula de Campo - Serra da Aratanha

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

APA da Serra de Aratanha

A APA da Serra da Aratanha é composta por um pequeno maciço residual cristalino que se destaca, topograficamente, entre a depressão sertaneja e a superfície dos tabuleiros pré-litorâneos. Possui superfícies topograficamente elevadas de relevos serranos submetidos à influência de mesoclimas de altitude que contrasta com a paisagem semi-árida do interior cearense. Nessa área de verde exuberante tem-se um verdadeiro remanescente de Mata Atlântica. As serras úmidas, apresentam melhores condições naturais no contexto semi-árido, o que consideramos como área de exceção ou enclave paisagístico.
De acordo com o zoneamento ambiental da APA da Serra da Aratanha, a cobertura vegetal dessa área apresenta-se diferenciada, onde podemos citar três unidades de vegetação: vegetação caducifólia - caatinga; vegetação semi-caducifólia - mata seca e vegetação perenifólia - mata úmida. A mata úmida ocupa as áreas mais úmidas da serra, abrangendo o platô e as cotas mais altas das encostas, mantendo sempre acima de 600m. A mata seca ocupa preferencialmente as áreas altimétricas entre 300m e 600m. Trata-se de uma cobertura vegetal intermediária entre a mata úmida e a caatinga.


A população da Serra da Aratanha (Maranguape, Pacatuba e Guaiuba), população local e turistas usufruem das riquezas ambientais da área, onde podemos destacar alguns atrativos naturais tais como:
Maranguape: Pico da Rajada/grande diversidade de orquídeas e bromélias, Cachoeiras, Cascatinha; Serras: de Maranguape, do Lajedo, Cume do Lajedo; Horto Florestal com floricultura e trilhas ecológicas.
Pacatuba: Serra da Aratanha, Bica das Andréias, Recanto do Bispo; Trilhas ecológicas; Lagoas: do Pirapau, Boaçu.
Guaiúba: Serra da Aratanha, Serra dos Padres, Cachoeira dos Urubus e trilhas ecológicas.

Os principais problemas existentes na APA são decorrentes da ação antrópica, ocasionadas pelo desmatamento, queimadas para fins de agricultura de subsistência, e as trilhas ecológicas sem o controle de guias ou condutores resultando assim, em danos ambientais pela retirada de orquídeas e bromélias, bem como deixando o lixo nas Trilhas.

Na região podem ser realizadas caminhadas nas trilhas ecológicas do Pico da Rajada em Maranguape; Lago do Boaçu em Pacatuba, Cachoeira dos Urubus em Guaiúba além de outros atrativos naturais tais como: banhos de cachoeiras, diversidades de orquídeas e bromélias, Bica das Andréias, Recanto do Bispo, dentre outros.

Fonte: Semace

Nenhum comentário:

Postar um comentário